fbpx
01

VILAR DE MOUROS


Situada no Lugar da Ponte, sobre o rio Coura, a ponte de Vilar de Mouros está classificada como Monumento Nacional desde 1910. Considerada como um dos protótipos das pontes góticas nacionais, é constituída por três arcos ligeiramente quebrados, e um tabuleiro em cavalete. Apesar de se desconhecer a data exata da sua construção, as suas caraterísticas arquitetónicas apontam para os finais do século XIV e os inícios do século XV.

Junto à ponte encontram-se os dois principais espaços naturais, o largo do Casal com o histórico palco em betão e o largo Dr. António Barge, ambos utilizados para a realização do Festival de Vilar de Mouros. Estes espaços verdes oferecem ótimas condições para a prática de desportos, piqueniques e concentrações. Fora da época balnear, são frequentemente utilizados como pasto para os animais de alguns habitantes da freguesia.

Com especial destaque a “Descida Internacional do Rio Coura em Kayak”, cujo percurso tem início junto à ponte de Vilar de Mouros e chegada “entre pontes“, nos cais de embarque de Caminha.

Consultar: www.descidadocoura.pt

Junto da ponte de Vilar de Mouros situa-se a “Praia Fluvial das Azenhas” designada em 2016, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), como área balnear fluvial, que a descreveu como uma “praia rural, envolta por paisagem natural, curso de água limpa e fresca, rodeado de paisagens de vegetação intensa”.

Esta área proporciona aos seus utilizadores um local para descanso e contacto com a natureza ou ainda um local para desfrutar da prática de desportos náuticos. Esta zona é ainda o refúgio dos veraneantes em dias ventosos e com nevoeiro nas praias costeiras.

A área envolvente a jusante da praia fluvial faz parte integrante da área classificada como Rede Natura 2000, o que confere características particulares no enquadramento paisagístico do local. Esta praia contempla todos os equipamentos necessários ao seu usufruto.

In, site CM-CAMINHA

A freguesia de Vilar de Mouros possui ainda vasto património religioso, constituído por igreja, capelas, cruzeiros, alminhas e um púlpito. Destaca-se a Capela de Santo Amaro, que se localiza dentro do recinto do Festival de Vilar de Mouros.

Restaurante Retiro da Ponte - Vilar de Mouros - Caminha

A PONTE

Situada no Lugar da Ponte, sobre o rio Coura, a ponte de Vilar de Mouros está classificada como Monumento Nacional desde 1910
Restaurante Retiro da Ponte - Vilar de Mouros - Caminha

A PRAIA DA FOZ DO MINHO

As belas praias do concelho são sinónimo de descanso, boa comida, mas também de animação e desportos náuticos.
02

CAMINHA


Na margem do Rio Minho e mesmo em frente a Espanha.

Esta pitoresca vila possui uma rua direita e um centro histórico repleto de preciosos edifícios arquitetónicos religiosos e civis em torno de um frondoso chafariz renascentista onde a população e os turistas se movimentam entre cafés, esplanadas, restaurantes e lojas.

A gótica Igreja Matriz é de visita obrigatória, tal como a Igreja da Misericórdia do século XV com um portal renascentista ou a Casa das Pitas, em estilo manuelino. Do período medieval resta a Torre do Relógio e a muralha.

O Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha colocou o edifício da Torre do Relógio ao serviço da cultura e do turismo, onde a história de Caminha e a sua evolução urbana desde as origens até aos nossos dias, assume o papel principal.

As belas praias do concelho são sinónimo de descanso, boa comida, mas também de animação e desportos náuticos.

Consultar: www.caminhaturismo.pt

“Short Breaks Norte de Portugal” – Viajar em família Norte de Portugal

Numa edição de março de 2019, a Praia da Foz do Minho foi eleita pelo “The Guardian” como uma das melhores praias da Europa. Foram 5 as praias portuguesas selecionadas (entre um total de 40 europeias) e, entre elas, está a praia mais a norte de Portugal, no concelho de Caminha. Diz a publicação britânica que a vista desde o monte de Santa Tecla é “um dos cenários mais impressionantes de qualquer praia do mundo”.

Consultar: The Guardian

03

SERRA D'ARGA


O Centro de Interpretação da Serra D´Arga é uma estrutura da Câmara Municipal de Caminha orientada para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, divulgação, valorização e promoção do património ambiental da serra d´Arga, bem como para o turismo da natureza.

In “Short Breaks Norte de Portugal” – Viajar em família Norte de Portugal

Restaurante Retiro da Ponte - Vilar de Mouros - Caminha

A VISTA DA VILA

04

VILA NOVA DE CERVEIRA


O grande cervo, esculpido em metal pelo artista plástico Mestre José Rodrigues, filho da terra, observa a urbe do alto da montanha e a sua visão ao chegar a Cerveira é conseguida de todas as latitudes. Esta é a primeira amostra de inúmeros trabalhos artísticos em vários materiais e tamanhos que embelezam Vila Nova de Cerveira e que ajudaram a torna-la um dos grandes centros de artes da Europa, aonde rumam artistas e críticos mundiais, de dois em dois anos, por alturas da Bienal Internacional de Arte de Cerveira.

A muralha que ainda contorna parte da praça central, os vestígios do antigo Castelo ou o Forte de Lovelhe, são locais que contam a história heroica de Cerveira na defesa do inimigo árabe, normando e, séculos mais tarde, das Invasões Francesas.

A feira semanal aos sábados e nos arredores do Mosteiro de S. Paio, fundado nos finais do século XIV ou a envolvente do Rio Minho, zona muito procurada pelos amantes da natureza e das atividades desportivas, são a par do Aquamuseu, alguns dos atrativos óbvios de Vila Nova de Cerveira.

O Aquamuseu do Rio Minho tem como objetivo principal a divulgação do património natural e etnográfico associado à pesca tradicional na bacia hidrográfica do Rio Minho

Consultar: aquamuseu.cm-vncerveira.pt

In “Short Breaks Norte de Portugal” – Viajar em família Norte de Portugal

05

VIANA DO CASTELO


Viana do Castelo é a cidade atlântica mais ao Norte de Portugal, situando-se a cerca de 25 minutos do aeroporto internacional do Porto.

No alto do Monte de Santa Luzia, ergue-se o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, edifício que coroa a cidade.

Consultar: templosantaluzia.org

Desde o templo de Santa Luzia, é possível contemplar o estuário do rio Lima, o porto, a velha ponte metálica Eiffel e as praias extensas de areia fina.

Anualmente, no mês de Agosto, pode assistir-se à Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, onde a tradição atinge o seu maior expoente. A procissão ao mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunhos da profunda devoção religiosa. A etnografia tem o seu espaço nos desfiles do Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, onde se pode admirar os belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por lindas minhotas que ostentam peitos repletos de autênticas obras de arte em ouro.

Consultar: www.cm-viana-castelo.pt

Destaca-se ainda o navio Gil Eannes, atualmente ancorado como museu na doca da cidade de Viana de Castelo, que durante duas décadas foi o anjo branco da frota bacalhoeira portuguesa. Era assim conhecido entre os pescadores o navio-hospital que se distinguiu na história naval portuguesa nas campanhas de pesca nos mares do Norte. O objetivo principal deste navio de 95 metros era prestar assistência médica aos pescadores da frota que laborava na Gronelândia e na Costa Nova.

Consultar: www.fundacaogileannes.pt

CASTELO DE GUIMARÃES

06

GUIMARÃES


Guimarães é conhecida como “O Berço da Nação Portuguesa”. Aqui tiveram lugar, em 1128, os principais acontecimentos políticos e militares, com o Rei D. Afonso Henriques, que deram origem à independência de Portugal e ao nascimento de uma nova Nação.

O Centro Histórico, exemplarmente reabilitado, foi distinguido e classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, em 2001, elevando o seu reconhecimento e prestígio à escala global.

A revista Condé Nast Traveler, na sua edição de dezembro de 2023, incluiu Guimarães na lista das mais belas pequenas cidades da Europa. Pode ler-se: “A cidade de Guimarães, no norte, é frequentemente referida como a ‘cidade berço’ de Portugal, uma vez que o primeiro rei do país, Afonso Henriques, nasceu aí no início dos anos 1100. Mergulhe nesse sentido histórico no centro da cidade, classificado pela UNESCO, repleto de excelentes exemplos da arquitetura portuguesa (aqueles azulejos!) que remontam a 600 anos. E embora Guimarães possa ser um pouco maior do que as outras entradas desta lista, as suas encantadoras praças e lojas familiares proporcionam a mesma sensação que encontrará em algumas das mais pequenas aldeias de Portugal”.

Pontos de interesse turístico: Castelo, Paço dos Duques de Bragança, Convento de Santa Clara, Largo da Oliveira, Largo do Toural, Zona de Couros, Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, Ruas com história: Rua D. João I, Rua Francisco Agra, Rua de Camões e Rua Bento Cardoso, Montanha da Penha.

07

VIGO (Galiza)


Com partida de Vilar de Mouros, Vigo fica a  menos de uma hora de viagem de carro.

Poderá optar por viajar no comboio internacional Celta, que circula diariamente entre o Porto e Vigo, com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença, permitindo desfrutar da paisagem verde que rodeia o Minho.

Vigo fica situada à beira da ria que leva o seu nome. Dista 29 km de Pontevedra, 71 km de Santiago de Compostela e pouco mais de 20 km de Valença, a localidade portuguesa mais próxima.

Não deixe de passear pelo Centro Histórico, pelo Parque de Castrelos, subir ao Castro para ver um impressionante pôr-do-sol ou passar um dia de praia em Samil.

A 16 de fevereiro de 2024 foi inaugurado o elevador HALO, do Arquiteto português José Carlos Oliveira.

A estrutura tem 50 metros de altura, está assente numa viga de betão e fica iluminada durante a noite. Além disso, pesa 750 toneladas, é toda envidraçada e a sua vista sobre a ria da cidade não deixa ninguém indiferente.

O visitante de Vigo tem ainda uma oportunidade única de encontro com a natureza virgem: a de conhecer as Ilhas Cíes. São três ilhas situadas na entrada da Ria de Vigo e fazem parte do Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza. Têm um parque de campismo e transporte regular na época alta que transporta os turistas até ao arquipélago, com várias viagens ao longo do dia, embora devamos ter presente que há uma limitação de visitantes por dia, para reservar com tempo a travessia. Sítio ideal para gozar de um ambiente natural em praias paradisíacas. Grande riqueza paisagística, de fauna (em especial aves marinas) e flora.

https://www.turismo.gal/que-visitar/cidades/vigo?langId=pt_PT

PARQUE DE CASTRELOS

AS CICLOVIAS/ ECOVIAS/ ECOPISTAS

… A brisa no rosto ou o odor fresco da maresia a acompanhar-nos pela orla marítima são sensações únicas que podemos desfrutar ao volante de uma bicicleta. Sensações de liberdade, de descontração, em tudo semelhantes às que sentimos ao respirar o ar puro de um bosque ou ao redescobrir a cidade quando passeamos numa ciclovia …

… Nas cidades, vilas e aldeias do norte as possibilidades de usufruir de vias próprias para utilizadores de bicicletas, de ecovias inseridas em ambientes naturais ou de ecopistas recuperadas a partir de caminhos de ferro desativados são inúmeras e diversificadas. O mais difícil é escolher …

… Parta à descoberta das ciclovias, ecovias e ecopistas do Porto e Norte de Portugal e sinta-se, tal como o poeta ao ouvir passar o vento… vivo!…

Melchior Moreira –  Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e norte de Portugal

01

ECOPISTA DO RIO MINHO/ ECOVIA – CAMINHO DO RIO


A Ecopista do Rio Minho foi eleita a terceira Melhor Via Verde da Europa na cerimónia dos VIII European Greenways Awards realizada em Limerick (República da Irlanda), no dia 28 de setembro de 2017, promovida pela Associação Europeia de Vias Verdes e pela União Europeia.

A Ecopista proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, contactos com o rio Minho, ribeiros e vistas sobre um vasto património edificado. Alguns miradouros proporcionam vistas privilegiadas para o rio Minho e as veigas. As pesqueiras, as praias fluviais e ínsuas, inseridas na Rede Natura 2000 e um vasto património edificado permitem pequenas escapadas complementares à ecopista.

As condições naturais subjacentes ao percurso “Caminho do Rio” permitem a presença de várias espécies de aves como o pato-real, a garça, o corvo-marinho e o guarda-rios, de mamíferos como a lontra e a marta, de anfíbios como a rã-verde, o tritão e a salamandra e de peixes como a boga, o escalo e a truta. É pela sua importância e diversidade natural que está também integrado na Zona de proteção para as Aves Aquáticas do estuário do rio Minho.

Consultar: www.cm-vncerveira.pt

Restaurante Retiro da Ponte - Vilar de Mouros - Caminha

PASSEIOS

A Ecopista proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, contactos com o rio Minho, ribeiros e vistas sobre um vasto património edificado.
Restaurante Retiro da Ponte - Vilar de Mouros - Caminha

O PARQUE DAS MERENDAS

02

ECOVIA CAMINHO DO RIO MINHO, LANHELAS


Partindo do Cais de Lanhelas junto ao leito do rio Minho, este percurso combina o desporto e o lazer num ambiente natural, harmonizado com a paisagem envolvente, onde os reflexos da ocupação humana são visíveis nas áreas agrícolas, e nos interessantes exemplares de embarcações tradicionais que ainda atracam no leito do rio, os “carochos”.

É um percurso equipado com parque de merendas e zonas de descanso que une o concelho de Caminha a Vila Nova de Cerveira, proporcionando um panorama natural de grande beleza, sendo o local ideal para passear e relaxar.

Pontos de interesse turístico: Laje das Fogaças, Cruzeiro da Independência, Igreja Paroquial, Zona Fluvial de Recreio de Lanhelas e Zona de Observação de Fauna e Flora.

03

ECOVIA CAMINHO DO RIO MINHO, SEIXAS


Com início no Cais de São Bento, esta via, partilhada pelo peão e pela bicicleta, presenteia uma ampla vista sobre o estuário do rio Minho.

Seguindo um passeio à beira rio, com a vizinha Espanha a ladear, pode ser apreciada uma grande diversidade de espécies, através dos observatórios existentes ao longo do percurso.

Desenvolvendo-se por entre o casario do aglomerado urbano, onde se destacam diversos edifícios de elevado valor arquitetónico, este troço, convida o turista a conhecer um pouco melhor estas gentes ribeirinhas. Desfrute deste contacto privilegiado com a natureza e com o património arquitetónico local.

Pontos de interesse turístico: Capela de S. Bento, Igreja Paroquial, Casa Ventura Terra, Zona Fluvial de Recreio de Seixas e Zona de Observação de Fauna e Flora.

Restaurante Retiro da Ponte - Vilar de Mouros - Caminha

AQUAMUSEU

04

ECOVIA CAMINHO DO RIO MINHO, VILA NOVA DE CERVEIRA


Localiza-se na margem esquerda do Rio Minho, e abrange algumas freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira, ao longo de cerca de 7km, aproveitando trilhos ou caminhos de servidão existentes, articulando 5 pontos de ligações principais no seu trajeto (Cais da Mota, Cais do Ligo, Parque do Castelinho, Praia da Lenta e Lentas).

Durante o percurso pode-se observar as características urbanas existentes nomeadamente com o Parque de Lazer do Castelinho, com os equipamentos existentes, como o Aquamuseu do Rio Minho, os equipamentos lúdicos, o parque infantil e ainda as características rurais, em que se evidencia a vegetação que acompanha o rio, as atividades agrícolas e a pesca.

05

CICLOVIA CAMINHO DAS CAMBOAS (CAMINHA)


O Percurso do Caminho das Camboas estende-se ao longo da Avenida do Campo do Castelo, em Vila Praia de Âncora, sempre junto à praia e ao mar, proporcionando uma via agradável para passear e sentir a maresia. É uma paisagem rebelde da natureza em estado puro. O nome – Camboas – explica-se por esta proximidade do mar e dos pescadores. Pois camboas são dispositivos de pesca, construídos na costa marítima. Para além de estar devidamente sinalizado e iluminado em toda a extensão da via, o percurso possui ainda áreas de lazer, com parque de estacionamento para bicicletas.

Pontos de interesse turístico: Forte da Lagarteira; Praia de Vila Praia de Âncora; Miradouro do Monte Calvário; Dólmen da Barrosa; Capela da Senhora da Bonança e Capela de Santo Isidoro.

Restaurante Retiro da Ponte - Vilar de Mouros - Caminha

FORTE DA LARGATEIRA

Também designado por Forte de Âncora, o Forte da Lagarteira está localizado no Portinho de Vila Praia de Âncora, está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1967. Fortaleza militar do séc. XVII-XVIII, tinha por objetivo a defesa da costa perante a ameaça da armada espanhola.
Restaurante Retiro da Ponte - Vilar de Mouros - Caminha

PRAIA DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

O areal de Vila Praia de Âncora estende-se desde o porto de pesca até à foz do Rio Âncora, que nasce a cerca de 15 km na Serra de Arga, um belo espaço natural, ótimo para passeios pedestres.
06

CICLOVIA DA FOZ DO RIO ÂNCORA (CAMINHA)


Esta ciclovia é constituída por dois segmentos distintos e unidos, um em frente à Praia de Vila Praia de Âncora e outro na Foz do Rio Âncora, proporcionando uma circulação contínua entre o Forte da Lagarteira e o Rio Âncora. Enquanto o primeiro troço se desenvolve num corredor de uso exclusivo a bicicletas na avenida marginal da praia marítima, o segundo insere-se no novo Parque Ribeirinho de Vila Praia de Âncora (Parque Dr. Ramos Pereira) na foz do rio, partilhando a circulação com os peões. É ideal para quem deseja percursos maiores ou um convívio de perto com a praia.

Pontos de interesse turístico: Forte da Lagarteira; Portinho de Pesca; Praia de Vila Praia de Âncora; Parque Dr. Ramos Pereira; Estuário da Foz do Rio Âncora; Miradouro do Monte Calvário; Miradouro de S. Pedro Varais e Dólmen da Barrosa.

07

ECOVIA CAMINHO DO SARGACEIRO (CAMINHA)


O Caminho do Sargaceiro pertence à Ecovia do Atlântico e une as freguesias de Moledo e de Vila Praia de Âncora. O nome dado a este percurso é uma homenagem ao sargaceiro, uma figura tão tradicional na região. Trata-se de um percurso partilhado com os peões, devidamente identificado com sinalização vertical e delimitado da via rodoviária pelo lancil do passeio e piso amarelo. Usufrui de iluminação pública em toda a sua extensão. De dia ou de noite, o mar faz companhia ao longo de todo o percurso. Especialmente quando o sol se põe, este percurso garante-lhe o mais belo pôr do sol.

Pontos de interesse turístico: Capela de Santo Isidoro; Praia de Moledo e Miradouro do Sino dos Mouros.

08

ECOVIA DO CRISTELO (CAMINHA)


A Ecovia de Cristelo liga Caminha a Moledo. É ideal para passeios mais tranquilos, junto à Mata do Camarido. Por estar abrigada do mar, pode também ser a melhor opção para passeios fora do período do verão, porque o pinhal é o melhor escudo protetor para os ventos mais hostis. Está devidamente sinalizada e iluminada e possui vias para peões e bicicletas.

Pontos de interesse turístico: Mata Nacional do Camarido; Miradouro do Monte de Santo Antão; Miradouro da Fraga e Praia de Moledo.

09

ECOVIA PRAIA DA FOZ DO MINHO (CAMINHA)


Trata-se de um pequeno percurso ribeirinho entre a margem do Rio Minho e a orla da Mata do Camarido. Não é mais do que um quilómetro, mas o passadiço de madeira junto ao Estuário do Rio Minho faz com que esta distância seja de puro prazer. O ar é o mais limpo e os cheiros são os da Mata Nacional do Camarido e os da maresia. De lá se vislumbra ainda o Monte de Santa Tecla, em A Guarda, na vizinha Espanha. Este passadiço encontra-se iluminado e foi complementado com a instalação de bancos e bebedouros ao longo do seu percurso, pelo que pode usufruir dele com segurança e comodidade.

Pontos de interesse turístico: Mata Nacional do Camarido; Praia da Foz do Rio Minho; Forte do Ínsua; Miradouro da Fraga; Miradouro da Boa Vista e Conjunto fortificado da Vila de Caminha.

Consultar: portoenorte.pt

× Precisa de ajuda?